Brasil Novo Notícias: TUCURUÍ: PROMOTORA ORIENTA PARTIDOS SOBRE REGRAS NAS ELEIÇÕES SUPLEMENTARES

sexta-feira, 20 de abril de 2018

TUCURUÍ: PROMOTORA ORIENTA PARTIDOS SOBRE REGRAS NAS ELEIÇÕES SUPLEMENTARES


A Promotora de Justiça, Aline Janusa Teles Martins, que responde pela 40ª Zona Eleitoral de Tucuruí, realizou nesta sexta-feira (20) a primeira reunião com os partidos políticos que participarão das eleições suplementares para os cargos de Prefeito e Vice-Prefeito do município, que ocorrerão no próximo dia 3 de junho de 2018.
A reunião correu na sede da Universidade do Estado do Pará (UEPA), no município, com a participação do chefe de Cartório Eleitoral da 40ª Zona, José Wilson Fernandes de Sousa, e representantes de todos os partidos políticos.
O objetivo da reunião foi esclarecer sobre a Resolução 5.435/2018-TRE-PA, a qual prevê instruções para a realização de eleições para os cargos de Prefeito e Vice-Prefeito, e contem prazos diferenciados no que se refere a convenções partidárias, registro de candidaturas, propaganda eleitoral, impugnações, prestações de contas e demais matérias eleitorais.
Durante a reunião, os partidos foram informados que o prazo para o início das convenções partidárias será de 21 a 23 de abril. As convenções são destinadas a deliberar sobre a escolha dos candidatos e a formação de coligações, com encaminhamento ao Juiz Eleitoral.
O candidato deverá se desincompatibilizar no prazo de 24 horas após a sua escolha em convenção. O prazo de registro de candidatos se encerra as 19h do dia 27 de abril, os quais ainda podem requerer o registro até 48h da publicação da lista de candidatos pela Justiça Eleitoral, em caso do partido ou coligação não ter requerido.
Ao final, foram esclarecidas as dúvidas dos representantes dos partidos, tanto pelo Chefe de Cartório Eleitoral quanto pelo Ministério Público Eleitoral.
A Promotora Eleitoral, Aline Janusa Teles Martins, recomendou que todos colaborassem com o fiel cumprimento das normas eleitorais, evitando ações no que se refere às condutas vedadas e demais crimes eleitorais corriqueiros, principalmente no dia das eleições, como transporte irregular de eleitor, compra de votos, boca de urna, etc, os quais serão combatidos com rigor pela Justiça e pelo Ministério Público.
No próximo dia 22 de abril, a Promotora de Justiça irá visitar os locais de votação acompanhada da equipe de informática da instituição.
Texto: Promotoria de Tucuruí (com edição da Assessoria de Comunicação)
Fonte: MPPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário