Brasil Novo Notícias: GOVERNO DE RORAIMA RECORRE AO SUPREMO PARA FECHAR A FRONTEIRA COM A VENEZUELA

sábado, 14 de abril de 2018

GOVERNO DE RORAIMA RECORRE AO SUPREMO PARA FECHAR A FRONTEIRA COM A VENEZUELA

Governadora associa a imigração em massa de venezuelanos ao aumento da violência.

O governo de Roraima protocolou, nesta sexta-feira (13), uma ação civil no Supremo Tribunal Federal (STF) com pedido de tutela provisória para que a fronteira do Brasil com a Venezuela seja fechada por prazo determinado, impedindo a entrada de imigrantes no estado. A ação pede ainda recursos adicionais para suprir os custos especialmente de saúde e educação com os imigrantes. A relatora da ação no STF será a ministra Rosa Weber.
A governadora do Estado, Suely Campos (PP), argumenta que a crise no país vizinho provocou "uma verdadeira explosão no fluxo migratório". 
Segundo a prefeitura de Boa Vista, 40 mil venezuelanos moram na capital e já representam mais de 10% da população da cidade, que hoje é de 330 mil pessoas. 
A Polícia Federal calcula que cerca de 800 imigrantes cruzam diariamente a fronteira entre o Brasil e a Venezuela, em busca de melhores condições de vida.
Na ação, o governo de Roraima associa a imigração em massa de venezuelanos ao aumento da violência e a problemas de saúde pública no estado, como o reaparecimento de doenças como o sarampo, com 59 casos registrados, e tuberculose. Somente este ano, os venezuelanos teriam cometido 82 crimes, frente a sete praticados em 2012, "o que é estarrecedor", segundo o documento. Além disso, segundo a Polícia Civil local, os homicídios em fevereiro e março de 2018 no estado chegaram a 44, frente a 24 no mesmo período de 2017.
O desequilíbrio social e econômico que essa forte migração está causando em nosso estado não foi previsto em nenhum tratado internacional”, argumenta Suely Campos, defendendo que a “excepcionalidade” da situação exige “atitudes mais rígidas”.
Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário