Brasil Novo Notícias: PARAGOMINAS SOFRE COM AS FORTES CHUVAS, DUAS MORTES JA FORAM CONFIRMADAS

quinta-feira, 12 de abril de 2018

PARAGOMINAS SOFRE COM AS FORTES CHUVAS, DUAS MORTES JA FORAM CONFIRMADAS

No município de Paragominas, nordeste paraense, as fortes chuvas que assolam a região causaram grandes alagamentos e desabrigou famílias na madrugada desta quinta-feira (12). Estima-se que 40% da cidade esteja debaixo d'água. A prefeitura decretou estado de calamidade pública. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente conseguiu um avião para fazer um sobrevoo pela cidade para verificar se houve um possível rompimento de barragens próximo a cidade, como está sendo amplamente divulgado no município.  Até este momento, o Corpo de Bombeiros confirma a morte de duas crianças. Parte da PA-256, no km 12 rompeu, impossibilitando o tráfego de veículos no local.
Para atendimento das famílias atingidas, a prefeitura organiza força-tarefa, garantir doação de alimentos e abrigo para as famílias. Alguns pontos da cidade está também sem água, mas reparos já estão acontecendo. Equipes do Corpo de Bombeiros está trabalhando no local. Os estragos causados pelas águas ainda estão sendo avaliados. 
A primeiras informações são que casas foram atingidas pelas águas em vários bairros da cidade. As equipes da Prefeitura de Paragominas estão desde cedo nas ruas junto ao Corpo de Bombeiro, com apoio da Polícia Militar, para resgatar famílias que estão em situação de risco. Para o atendimento das pessoas que ficaram desabrigadas, a Prefeitura já disponibilizou equipes para atender e cadastrar estas famílias em abrigos nos diversos pontos da cidade.
Segundo o prefeito do município, Paulo Tocantins, a mobilização está focada em atender as famílias atingidas pelo alagamento."Assim, pedimos para quem está em casa, não sair às ruas e que não tentem atravessar os rios Paragominas e Uraim. Já montamos pontos para doação de alimentos e de abrigo para aqueles que foram desabrigados após os alagamentos", disse.
Já Herenildo Maciel, superintendente da agência de saneamento de Paragominas, disse que em relação a falta de água em pontos da cidade que em algumas ruas teve pequenas rupturas na tubulação. "Alguns locais já estão recebendo reparos. Há previsão é que ainda hoje tudo volte à normalidade", garantiu.
Dentro da força-tarefa, em nota, o Governo do Estado informa que "equipes da Defesa Civil do Estado, Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar já estão no município de Paragominas, nordeste do Estado, para atender a população atingida pelas fortes chuvas na madrugada desta quinta-feira, 12.
O tenente coronel Francisco Cantuária, coordenador da Defesa Civil, explica que a instituição foi acionada às 5h da manhã e enviou para o local uma equipe formada por mergulhadores de salvamento de águas rápidas. Também será instalado na cidade o sistema do Comando de Operações para poder definir ações que irão dar assistência para os desabrigados"

Doações:

As pessoas interessadas em fazer doações podem procurar o Centro de Convivência Socorro Gabriel (Secretaria de Assistência Social); CRAS Morada do Sol (Casequinha); CRAS Jaderlândia; e CRAS Camboatã , onde serão centralizados neste momento o recebimento das doações. 

A principal demanda no momento é por:

roupas para adultos e crianças; 

colchões;

roupas de cama;

Kit de higiene pessoal;

toalhas; e alimentos não perecíveis.

Locais de abrigo:

Quadra do Ginásio Municipal de Esporte, 

Escola Professor Raimundo Laureano da Silva Souza, 

Escola Irmã Maria Angélica Dantas 

Escola Sonia M Terzella,  

Escola Amador Peres, 

Escola Anésia C. Chaves e 

Centro de Convivência Socorro Gabriel, na Secretaria de Assistência Social.

 ORM

Nenhum comentário:

Postar um comentário