BRASIL NOVO NOTÍCIA: Workshop reúne técnicos da Emater na Região do Xingu

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Workshop reúne técnicos da Emater na Região do Xingu


Técnicos da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater) se reúnem nesta terça-feira, 7, em Altamira, região da Transamazônica, para participar de um workshop sobre Cadastramento Ambiental Rural (CAR). A ação visa qualificar a equipe formada por técnicos dos 11 municípios que devem ser atingidos pela obra da hidrelétrica de Belo Monte, e são considerados prioritários para a elaboração do documento.
Essa é a segunda vez que a equipe se reúne para discutir estratégias e traçar metas, a fim de cumprir o convênio estabelecido com o Ministério do Meio Ambiente (MMA) para a elaboração de mais de 19 mil cadastros ambientais das propriedades rurais. Desde que foi iniciada a parceria em meados do ano passado, mais de 13% da meta já foi cumprida, com atendimento gratuito exclusivo a agricultores familiares com até quatro módulos fiscais de área.
Durante a reunião a Emater vai avaliar a eficácia do Sistema de Informações Geográficas e Ambientais (SIGA); o software desenvolvido pela Emater em parceria com o MMA e a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA) já está em fase de testes. O software, que visa dar celeridade ao trabalho, permite às equipes que trabalham em campo armazenar dados off line das propriedades, sem perda de informações e garantindo a eficácia no processo. A tecnologia, que utiliza inclusive imagens de satélite, possibilita, dependendo da situação da propriedade, a elaboração de um CAR em até 20 minutos.
Segundo dados da Emater, Pacajá é o município com maior número de documentos a serem elaborados. No total são mais de três mil. Já Vitória do Xingu foi, proporcionalmente, o município que mais avançou na elaboração do CAR, com mais de 40% da meta cumprida. "Vale ressaltar que só no mês de abril concluímos mais de 30% de todos os documentos abertos desde o ano passado até agora. Isso demonstra o empenho da equipe técnica e a importância do CAR", disse Almir Uchoa, supervisor regional da Emater em Altamira.
Segundo Jamerson Viana, geógrafo da Emater e responsável técnico pelo convênio na Região da Cidadania do Xingu, o maior desafio da Emater hoje é fazer o agricultor entender a necessidade e a importância do CAR, que é obrigatório, mas requer a colaboração dos produtores rurais. O Cadastro Ambiental Rural funciona como um CPF da propriedade e garante ao agricultor, entre outras vantagens, o início da regularização fundiária de sua área.
Estima-se que na região existam pelo menos trinta mil propriedades rurais com até quatro módulos fiscais, sendo que apenas um terço dessas áreas já foi regularizada. A maior parte dos agricultores está concentrada nos Projetos de Assentamento, onde a Emater também já está habilitada a atuar. Ainda neste mês de maio o CAR nacional deve ser regulamentado. Com isso o Pará toma a dianteira na elaboração do documento. Atér agora já são mais de 70 mil os cadastros efetuados em todo o Estado.
Texto: Iolanda Lopes - Emater

Nenhum comentário:

Postar um comentário