Brasil Novo Notícias: CONSELHO TUTELAR DE BRASIL NOVO DE MAIS 29 MUNICÍPIOS DO PARÁ RECEBEM VEÍCULOS E EQUIPAMENTOS DO ESTADO

sexta-feira, 6 de julho de 2018

CONSELHO TUTELAR DE BRASIL NOVO DE MAIS 29 MUNICÍPIOS DO PARÁ RECEBEM VEÍCULOS E EQUIPAMENTOS DO ESTADO

Conselhos Tutelares de 30 municípios do Pará foram contemplados
com kits para auxiliar no trabalho dos órgãos. Cada kit tem veículo,
geladeira e computador. Na manhã desta quinta-feira (5),
gestores municipais receberam os equipamentos durante
 entrega simbólica no auditório da Seaster, em Belém.

Trinta Conselhos Tutelares do Pará ganharam equipamentos para melhorar o atendimento e garantir os direitos das crianças e dos adolescentes no Estado. A entrega simbólica dos equipamento aconteceu, nesta quinta-feira (5), no auditório da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), em Belém.
Durante a manhã foram entregues 39 kits para conselhos de 30 municípios. Cada kit é composto por veículo, geladeiras e computadores. Os veículos, entre carros e lanchas, darão infraestrutura de locomoção necessária e adequada para o desempenho das ações do órgão. Os equipamentos foram adquiridos pelo Governo do Pará por meio de emenda parlamentar do deputado Arnaldo Jordy e ajudarão a equipar e reestruturar a rede do Sistema de Garantia de Diretos da Criança e do Adolescente do Estado. Ao todo foram entregues 37 carros, duas lanchas, 39 geladeiras e 78 computadores. 
Essa estrutura é essencial para realizarmos um trabalho de qualidade, para chegarmos em situações que ocorrem muitas vezes em áreas distantes das cidade-polo e garantir que esta ajuda chegue de forma rápida para nossas crianças e adolescentes”, destacou Raimunda Araújo, prefeita do município de Maracanã.
Os municípios contemplados com os kits foram Abaetetuba, Afuá, Ananindeua, Banach, Belém, Belterra, Bonito, Brasil Novo, Breu Branco, Cumaru do Norte, Curuá, Curuça, Faro, Jacareacanga, Maracanã, Mojuí dos Campos, Nova Ipixuna, Oriximiná, Ourilândia do Norte, Piçarra, Rio Maria, Santa Cruz do Arari, Santarém, Santarém Novo, São João da Ponta, São Sebastião da Boa Vista, Sapucaia, Terra Santa, Tracuateua e Santa Izabel.
O titular da Seaster, Heitor Pinheiro, destacou que os veículos fazem parte de um pacote que vem sendo distribuído ao longo do ano e que com as entregas que acontecerão, até o final da semana, o Estado terá equipado todos os conselhos tutelares dos 144 municípios. “O trabalho do conselho tutelar é essencial para a garantia de direitos das nossas crianças e adolescentes e é muito importante que haja um trabalho conjunto, entre legislativo, judiciário e sociedade civil para protegê-las. Este é um trabalho que cabe a todos nós e sabemos que com esta parceria e esses equipamentos, iremos fortalecer cada vez mais o combate as violações em todo o Estado”, finalizou.
São atribuições do Conselho Tutelar e, consequentemente, do conselheiro, atender não só às crianças e adolescentes, como também atender e aconselhar pais ou responsáveis. O órgão deve ser acionado sempre que se perceba abuso ou situações de risco contra a criança ou o adolescente, como por exemplo, em casos de violência física ou emocional. Cabe ao também a ele, aplicar medidas que zelem pela proteção dos direitos da criança e do adolescente. Hoje, no Pará, as famílias contam com Conselhos Tutelares em todo o território do Estado. Nos 144 municípios do Estado há pelo menos uma unidade em funcionamento.

Por: Mayara Albuquerque

Nenhum comentário:

Postar um comentário