Brasil Novo Notícias: ASSENTADOS DO INCRA REIVINDICAM DEMARCAÇÃO DE TERRAS

terça-feira, 21 de março de 2017

ASSENTADOS DO INCRA REIVINDICAM DEMARCAÇÃO DE TERRAS

A sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, em Altamira, foi ocupada na manhã desta segunda-feira (20) por agricultores do projeto de assentamento lajes, localizado no Assurini. Em abril de 2014, 570 famílias que moravam no Garimpo Madalena foram realocadas para o Para depois que a área foi desativada. Desde então, elas nunca tiveram as terras demarcadas. A demora interfere diretamente na produção e modo de vida destas pessoas.
A frustração dos manifestantes se deve à falta de resposta do INCRA em relação à demanda. De acordo com eles, esta é a segunda vez só no mês de março que uma reunião com o chefe de unidade é cancelada sem que sejam comunicados. Os agricultores garantem que, caso não tenham uma resposta, vão ocupar o órgão por tempo indeterminado. Outras questões como melhoria na estrada e acesso à educação também são pautadas pelo grupo.
A situação é agravada pela distribuição territorial do projeto de assentamento, que abrange os municípios de Altamira, Brasil Novo e Senador José Porfírio. Nós procuramos o chefe de unidade do INCRA na região. De acordo com sua substituta, Alderley Cândido da Silva foi buscar recursos para o INCRA.
A servidora informou que ainda não conseguiu contactar o chefe de unidade, mas deixou um recado em cima da mesa dele para que entre em contato com os assentados quando retornar. A previsão é de que Alderley volte para Altamira na próxima segunda-feira (27). Em 15 de abril de 2014, o ministério do desenvolvimento agrário encaminhou uma resposta a um dos moradores do Para informando que o cadastramento das famílias começaria em 15 dias, o que nunca aconteceu.
Reportagem: Juliana Carvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário