Brasil Novo Notícias: IBAMA, PF E FUNAI FLAGRAM TENTATIVA DE LOTEAMENTO DA TERRA INDÍGENA ARARA

quinta-feira, 23 de março de 2017

IBAMA, PF E FUNAI FLAGRAM TENTATIVA DE LOTEAMENTO DA TERRA INDÍGENA ARARA

Serraria foi embargada pelo Ibama por atuação ilegal e
madeira apreendida foi encaminhada à Prefeitura de
Medicilândia. Foto: Divulgação/Ibama)
Uma operação conjunta realizada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Polícia Federal e Fundação Nacional do Índio (Funai) investigou denúncias de invasão na Terra Indígena Arara e resultou no embargo de uma serraria e na apreensão de aproximadamente 150 metros cúbicos de madeira nos municípios de Uruará e Medicilândia, no sudoeste do Pará. As informações foram divulgadas na última quarta (22).
A Terra Indígena Arara é de usufruto exclusivo do povo indígena Arara e teve seus limites homologados pelo Decreto nº 399, de 24 de dezembro de 1991.
Segundo o Ibama, os fiscais identificaram uma tentativa de ocupação às margens da rodovia Transamazônica, a BR-230, entre os quilômetros 120 e 143. Os suspeitos abandonaram o local antes da chegada dos agentes, mas deixaram para trás diversas estacas fincadas com o propósito de demarcar lotes.
Fiscais do Instituto permanecerão em uma base da Funai por tempo indeterminado para garantir a segurança do local. As toras e a madeira serradas encontradas foram apreendidas e imediatamente doadas à Prefeitura de Medicilândia.

Fonte: G1/PA

Nenhum comentário:

Postar um comentário