Brasil Novo Notícias: Justiça Eleitoral recebe pedidos de impugnação no Pará

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Justiça Eleitoral recebe pedidos de impugnação no Pará

Escrito por Valéria Furlan 




Eleições 2012Quatro pedidos de impugnação de candidaturas a prefeito de Belém foram apresentados até o final do expediente de ontem na 76ª Zona Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Pará, no fim do prazo para quem se registrou até 5 deste mês. São dois pedidos contra o candidato Sérgio Pimentel (PSL), um contra Anivaldo Vale (PR) e um contra Edmilson Rodrigues (PSOL).
No TRE tramita ainda um pedido relacionado ao candidato Antônio José, do PPS, a vereador de Belém. Os pedidos serão agora apreciados pela juíza Maria Vitória Torres do Carmo, presidente da 76ª ZE. Em caso de recurso extraordinário, a matéria será aprecida pelo Pleno do TRE e em caso de recurso especial, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Até sábado, podem ser apresentados pedidos de impugnação a candidatos com registro individual no TRE.
Nos dois pedidos de impugnação contra Sérgio Pimentel, o Ministério Público Eleitoral alega que as contas de Sérgio como gestor público foram rejeitadas pelo TCU; e o PSOL, por meio da candidata a vereadora Rode Inês Barbosa, argumenta ausência de certidão na Justiça Federal no Pará junto à Justiça Eleitoral. O PSOL pleiteia a impugnação da candidatura de Anivaldo Vale justificando que ele não pagou multa de R$ 25 mil por abuso de poder econômico nas eleições de 2010. A Coligação Juntos para fazer melhor quer impugnar a candidatura de Edmilson Rodrigues, do PSOL, por falta de ata digitalizada na convenção do partido. Contra Antônio José, o MPE argumenta contas rejeitdas pelo TCE-PA.
Analfabetos
O PSD em Santa Luzia do Pará protocolou ontem junto à Justiça Eleitoral três ações de impugnação de candidaturas registradas pelo PMDB no município. O PSD requer que o juízo impeça que os candidatos a vereador Getro Dias de Carvalho, Edilon Machado de Castro e Antônio Luís Alves de Oliveira concorram nas próximas eleições. O motivo seria o suposto analfabetismo dos candidatos, que teriam forjado as documentações para conseguir o registro de suas candidaturas. O presidente do PMDB no município, Edno Alves, negou as acusações e garantiu que todos os candidatos a vereador do PMDB preenchem os requisitos legais para concorrer ao cargo. 'Isso é fofoca de adversário. Já comunicamos o fato aos nossos advogados e vamos processar os responsáveis', disparou.
De acordo com o presidente do PSD em Santa Luzia, Jorge Daniel de Sousa, os candidatos do PMDB apresentaram à Justiça diplomas e históricos escolares, mas seriam, na verdade, analfabetos, não preenchendo os requisitos básicos de escolaridade exigidos para a candidatura. 'É público e notório na cidade de Santa Luzia do Pará que o candidato Edilon Machado de Castro é analfabeto, o que levanta fundadas suspeitas de que o diploma e o histórico escolar apresentados e juntados aos pedido de registro de candidatura sejam falsos', diz uma das ações.
De acordo com o PSD, a documentação apresentada pelos candidatos foi preenchida por uma única pessoa, indicando uma possível fraude. Assinaturas de diretores de escolas e mesmo de uma secretária de Educação teriam sido falsificadas para beneficiar os candidatos, sustenta o PSD. O candidato Getro Dias de Carvalho, por exemplo teria apresentado histórico escolar no qual consta que ele iniciou seus estudos aos 7 anos, em 1954, em uma escola do Maranhão. 'Ocorre que essa escola foi construída e inaugurada em 1º de setembro de 1979. É inacreditável a impostura praticada', diz o presidente do PSD.
Segundo a legislação vigente, candidatos, partidos políticos, coligações ou o Ministério Público podem pedir a impugnação de registro de candidatura, em petição fundamentada, até cinco dias após a publicação do edital relativo ao pedido de registro..
Fonte: O Liberal

Nenhum comentário:

Postar um comentário