Brasil Novo Notícias: Justiça Eleitoral já liberou 5 mil candidatos.

segunda-feira, 30 de julho de 2012

Justiça Eleitoral já liberou 5 mil candidatos.

Cinco mil candidatos no Pará já foram liberados pela Justiça Eleitoral para concorrer ao pleito de outubro, de acordo com informações do Sistema de Divulgação de Candidatos (Divulgacand) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os números ainda são parciais e estão sujeitos a alterações. Porém, evidenciam o longo caminho que os 97 juízes eleitorais, que estão cuidando dos registros no Pará, ainda precisam percorrer para cumprir o prazo legal de 5 de agosto, para que todos estes pedidos estejam julgados em primeira instância. Este ano, 18.088 candidatos vão disputar o voto do eleitor no Estado.

São 478 chapas concorrendo à eleição majoritária, ou seja, aos cargos de prefeito e vice. E outros 17.132 candidatos pleiteando vagas no Legislativo Municipal. Deste universo, 580 políticos sofreram pedidos de impugnação ao registro de candidatura, seja por meio de ações propostas pelo Ministério Público Eleitoral ou pelas coligações, partidos ou candidatos adversários. Ou ainda por meio de notícias de inelegibilidade fornecidas pelos cidadãos.

O tempo para apreciação destes recursos, no entanto, é curto. Faltando apenas uma semana para fim do prazo, apenas 60 pedidos de impugnação já foram julgados. Deles, 38 acusações foram consideradas improcedentes e os candidatos poderão concorrer normalmente, 19 tiveram o registro indeferido e três já estão, inclusive, recorrendo da decisão ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

Fonte: O Liberal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário