BRASIL NOVO NOTÍCIA: Licitações: Ex-prefeito é acusado de desviar verbas federais

quarta-feira, 1 de maio de 2013

Licitações: Ex-prefeito é acusado de desviar verbas federais


O ex-prefeito de São Domingos do Araguaia, no sudeste do Pará, sete ex-secretários municipais e oito empresários da região são acusados de envolvimento em um mega esquema de desvio de verbas federais por meio de fraudes em licitações. A denúncia foi apresentada pelo Ministério Público Federal (MPF) à Justiça, em Marabá, na última sexta-feira (26).
Escutas telefônicas confirmam o envolvimento do ex-prefeito Jaime Modesto Silva e seu papel decisivo na escolha das empresas que seriam contratadas pela prefeitura. As investigações também revelam que as licitações não eram realizadas, mas os documentos dos procedimentos licitatórios eram montados e depois assinados pelos membros da comissão de licitação.
Durante investigação, em 2011, 43 carimbos de empresas foram apreendidos na sala da comissão de licitações da prefeitura. O material foi analisado pela Controladoria Geral da União (CGU), que constatou as fraudes e revelou que todas as licitações realizadas no ano de 2009 na modalidade carta convite foram fraudadas.
A suposta continuidade dos crimes gerou uma nova operação em 2012, que confirmou a continuidade das atividades criminosas da quadrilha. Por conta disso, Jaime Modesto sofreu quatro ações de improbidade administrativa. Ele foi prefeito de São Domingos do Araguaia de 2009 a 2021.
(WD Notícias, com informações de MPF)

Nenhum comentário:

Postar um comentário