A
partir das 9 horas de segunda-feira, 10 de julho, estará disponível
para consulta o segundo lote de restituição do IRPF 2017 que
contempla 1.347.761 contribuintes em todo o país, totalizando mais
de R$2,5 bilhões.
O
lote multiexercício de restituição do Imposto sobre a Renda da
Pessoa Física contempla também restituições residuais dos
exercícios de 2008 a 2016.
Na
2ª Região Fiscal, composta pelos estados do Acre, Amapá,
Amazonas, Pará, Rondônia e Roraima, 74.242
contribuintes terão direito ao valor total de R$ 151.948.323,63.
Desse total, o Pará terá 31.380 contribuintes que
receberão na totalidade R$ 68.275.215,72.
O
crédito bancário para 1.495.931 contribuintes, em todo o Brasil,
será realizado no dia 17 de julho, totalizando o valor de
três bilhões. Desse total, R$1.489.205.543,57 referem-se
ao quantitativo de contribuintes de que trata o Art. 69-A da Lei nº
9.784/99, sendo 664.547 contribuintes idosos e 55.259 contribuintes
com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave.
Para
saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar
a página da Receita na Internet (http://idg.receita.fazenda.gov.br),
ou ligar para o Receitafone 146. Na consulta à página da Receita,
serviço e-CAC, é possível acessar o extrato da declaração e ver
se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento.
Nesta hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e
fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração
retificadora.
A
Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones
que facilita consulta às declarações do IRPF e situação
cadastral no CPF. Com ele será possível consultar diretamente nas
bases da Receita Federal informações sobre liberação das
restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no
CPF.
A
restituição ficará disponível no banco durante um ano. Se o
contribuinte não fizer o resgate nesse prazo, deverá requerê-la
por meio da Internet, mediante o Formulário Eletrônico – Pedido
de Pagamento de Restituição, ou diretamente no e-CAC, no serviço
Extrato do Processamento da DIRPF.
Caso
o valor não seja creditado, o contribuinte poderá contatar
pessoalmente qualquer agência do BB ou ligar para a Central de
Atendimento por meio do telefone 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001
(demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo
para deficientes auditivos) para agendar o crédito em conta-corrente
ou poupança, em seu nome, em qualquer banco.
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